Quando falamos de Páscoa e gastronomia, a primeira coisa que vem à cabeça é inevitavelmente ovo de Páscoa. Mas, para os amantes de cervejas artesanais, esta também é uma ótima época para provar cervejas de chocolate, ou melhor, de cacau, o ingrediente que é usado na fabricação para dar à bebida um sabor achocolatado.
Por isso, pedimos a cinco especialistas que nos contassem quais são suas cervejas de chocolate favoritas e o resultado é bem interessante – além de ser um boa oportunidade de conhecer algumas marcas espanholas.

- Sacher Torte – Sesma Brewing
País: Espanha
ABV: 9%
“Como seu nome indica, é como uma torta sacher com damasco, aveia, um toque de baunilha e um ponto álcoolico de cerejas (licor kirch) . Tem uma entrada em boca suave e aveludada e um final amargo de café”.
Francisco Javier Patiño – Beer Sommelier Freelance e consultor no Novotel Campo de las Naciones Madrid
- Choco Nut – Monsieur Gordo
País: Espanha
ABV: 9,4%
“No aroma, predomina o coco sobre o resto dos ingredientes, mas também se aprecia notas de chocolate e café provenientes do malte tostado e um pouco de baunilha. Na boca, há uma explosão doce, mas, ao contrário do aroma, o chocolate predomina sobre o coco. Tem corpo médio, um pouco leve para o estilo, mas com uma sedosidade mito agradável que faz com que seja muito fácil de beber.
Monsieur Gordo é uma marca que adoro. Todas as cervejas que provei têm algo diferente e adoro prová-las porque sempre me surpreendem com algo novo”.
- Gonzalo Barbosa, beer sommelier e sócio no food Truck Street Experience
- The Chocolate Manifesto – Flying Monkeys
País: Canadá
ABV: 10%
“A Chocolate Manifesto é uma sobremesa em si mesma, com corpo voluptuoso, uma textura em boca aveludada, um ponto de chocolate com agradáveis 10º de álcool em volume de semi-amarga intensidade. Perfeita para os viciados em chocolate”.
Conchi García – beer sommelier e autora do blog Descorchando Versos
- Young’s Double Chocolate Stout – Wells & Young’s
País: Inglaterra
ABV: 5,2%
“A única cerveja que me vem à cabeça agora com chocolate é a Young’s de Chocolate, um clássico inglês que é uma stout com chocolate. Se você for um amante das clássicas cervejas inglesas negras, pode ser um pouco enjoativa”.
Javier Llorente García, sócio-proprietário de La Tienda de la Cerveza
- Milk in Black- Cerveza Milana
País: Espanha
ABV: 6,0%
“É uma sweet stout de teor álcoolico comedido, doce e sedosa, perfeita para beber como sobremesa. Toques de lactose e baunilha a deixam redonda e fazem com que ela seja uma cerveja fácil de beber e sentir”.
Aitor “GeoBirrero”, autor do blog Experiencias Artesanas

Harmonização de cerveja e chocolate
Se as stouts ou porters não são seus estilos preferidos, mas você adora um ovo de Páscoa, sempre há a possibilidade de harmonizar chocolates e cervejas. Um dos sommeliers da loja Bier Vila, Yuri Santos recomenda o estilo belga Dubbel para harmonizar com o clássico chocolate ao leite, assim como uma Barleywine.
Para o chocolate meio amargo, a dica é harmonizar com uma Dunkel. “Na boca, seu dulçor é equilibrado com o amargor dos lúpulos nobres europeus”, explica. Já para os amargos, que possuem 70% ou mais de grãos de cacau torrados, uma boa combinação são as Imperial Stout, com notas intensas de café e cacau.
Até mesmo o chocolate branco pode ser harmonizado com uma artesanal. Por ser mais doce e cremoso, a recomendação do especialista é degustá-lo como uma Fruit Beer, como a Itajahy Amores Sour.