Responsabilidade socioambiental talvez seja um termo que pareça longe da realidade de empresas de pequeno porte, como é o caso de muitas cervejarias independentes, mas isso vem mudando e empresários do setor já começam a dar alguns passos para mostrar que tamanho não importa quando se tratam de posturas e iniciativas que afetam não só os consumidores de seus produtos, mas a sociedade em geral e o meio ambiente.
No mundo da cerveja artesanal, há diversos projetos com diferentes enfoques que vem mostrando que o público reconhece, valoriza e colabora com essas iniciativas.
No Brasil, o coletivo cervejeiro feminino e feminista ELA – formado por mestres-cervejeiras, sommeliers e outras profissionais do setor – produziu uma Barley Wine em parceria com a cervejaria Dádiva cuja renda foi totalmente doada à Artemis, uma organização focada na autonomia e integridade física e psicológica das mulheres.
Iniciativa animal
Já na Espanha, dois projetos recentes com abordagens bem diferentes tiverem uma grande aceitação por parte do público. Um deles é a Mustache Muy Perras, uma cerveja de trigo ecológico que colabora com o projeto Muy Perras, voltado à proteção dos cachorros da raça galgo, muito usados no país para a caça e que sofrem com o abandono depois da temporada. Inicialmente, o pessoal da Mustache doou algumas caixas de cerveja para que o faturamento fosse para o projeto, depois organizaram juntos alguns eventos e então decidiram ir além.
“Vimos que poderíamos ajudar muito mais e dar mais visibilidade ao projeto porque tenemos distribuição em bastantes pontos do país. Demos a ideia de lançar uma edição limitada da nossa cerveja mais vendida para arrecadar fundos com a venda e dar mais visibilidade ao projeto Muy Perras”, conta a branded content da Mustache, Andrea Cascallana.
Com um bom produto e uma embalagem com a foto do cachorro Manolo, capaz de conquistar qualquer um, o resultado foi impressionante. “Lançamos umas semanas antes do Natal e as vendas em nossa loja online nesses dias foram uma loucura. Nossas vendas principais vêm dos distribuidores, mas nesse caso, como tínhamos um pacote de presente muito bonito, o produto foi muito comprado como presente para a data. Recebemos muitos comentários sobre isso nas compras e muita gente nos escreveu para nos parabenizar pela iniciativa”, comemora Andrea.
Os galgos – e a cerveja – apareceram até mesmo em revistas femininas como Cosmopolitan e Elle, provando que a iniciativa pode ser positiva para ambos e ir muito além do público cervejeiro mais tradicional.
Olhando para o futuro
Escolher um projeto social para apoiar não foi tarefa difícil para os cervejeiros da marca La Quince. Com um familiar de apenas cinco anos que teve leucemia e se recuperou da doença, eles conheceram a Fundación CAÍCO, que coopera na luta contra o câncer e é especializada em crianças e adolescentes. Depois que o blogger Israel López, responsável pelo site Cervezame, deu a ideia de fazer uma cerveja solidária, os cervejeiros disseram que sim e decidiram fabricar um lote de mil litros da Pale Ale Hops for Hope.
“Trata-se de uma American Pale Ale com Sincoe, Chinook e Mosaic, com 4,7% de ABV e 36 IBUs”, explica um dos sócios da marca, Jacobo Lliso. Todo o lucro foi revertido à fundação, associada ao Hospital Niño Jesús de Madrid, onde tem vários empregados colaborando na pesquisa e desenvolvimento. Além disso, a fundação também ajuda as famílias afetadas de todas as partes da Espanha que precisam vir a Madrid por longas temporadas.
Para ele, o projeto tem como objetivo mostrar que qualquer um pode ajudar em maior ou menor medida. “No nosso caso, quisemos apoiar e difundir a Fundación CAÍCO através dos nossos clientes (distribuidores), que por sua vez explicaram a causa ao consumidor final”.
Jacob menciona a colaboração especial da cervejaria La Materia de Móstoles. “Eles colocaram um cofre benéfico para que cada cliente pagasse o que quisesse para as meias pints e doaram o total (508 euros) à CAÍCO”.
Como ajudar?
Você também pode colaborar com esses projetos. Infelizmente, como essas cervejas ainda não chegaram ao Brasil, é possível colaborar diretamente no site do projeto Las Muy Perras e da Fundación CAÍCO. Caso você esteja na Espanha, pode adquirir a Mustache Muy Perra ou a HOPS for HOPE em seus pontos de venda habituais.
Se você conhece algum outro projeto socialmente responsável no mundo da cerveja, conte nos comentários para que possamos divulgá-lo em outro post.