Artesana Week Lavapiés

A Espanha é o país com mais bares por habitantes do mundo, com uma média de um para cada 175 pessoas. Na maioria deles, os clientes encontram as tradicionais cervejas industriais, mas as artesanais vão ganhando espaço pouco a pouco e eventos como a Artesana Week Lavapiés, que começa nesta segunda-feira em Madrid, ajudam a divulgar o setor craft entre o grande público.

A ideia é simples, mas vem funcionando com sucesso desde 2015, quando aconteceu a primeira edição do evento. “O que fazemos é oferecer aos melhores cervejeiros da Espanha a possibilidade de se aliar a um bar de Lavapiés e apresentar sua cerveja durante esta semana”, explica o presidente da Associação de Comerciantes de Lavapiés Distrito 12 (organizadora do evento), Javier Vázquez.

Cada bar do bairro de Lavapiés, um dos mais movimentados da capital, oferecerá cervejas de uma marca artesanal e promoverá eventos paralelos com esse parceiro, como encontros com o mestre-cervejeiro, concursos, degustações, harmonizações.

O resultado acaba sendo positivo para todos e para a cidade como um todo. “É um atrativo para que cervejeiros que já têm um nível quase internacional se animem a vir. Por outro lado, o bar pode ter uma oferta diferente e para o consumidor final é uma oferta muito boa, com preços competitivos. Além disso, não é uma feira específica de cerveja e sim sair para tapear por Lavapiés”, diz Vázquez, referindo-se ao costume espanhol de ir de bar em bar, bebendo e comendo com os amigos.

Beba local

O melhor é que o bairro e a cidade vão se tornando mais adeptos à cerveja craft, já que, diante da boa recepção do público durante essa semana, vários bares participantes acabam decidindo incluir as artesanais à sua carta de maneira permanente.

?? Miércoles con cara de viernes en @el_pedal_lavapies. ?? Aqui a quarta-feira tem cara de sexta porque amanha também é feriado!

Una publicación compartida de Be My Beer (@bemybeerblog) el

Em sua 3ª edição, a Artesana Week está crescendo, seguindo o ritmo do setor cervejeiro espanhol independente, que passou de 21 fábricas em 2008 a 361 em 2015. “Na primeira edição praticamente ninguém sabia sobre as cervejas artesanais e pouco a pouco as pessoas foram se educando de uma maneira ou de outra, o que faz com que agora as pessoas venham procurando coisas mais específicas, para provar cervejas mais especiais”, conta.

Por isso, a oferta de produtos e eventos dessa edição é bastante ampla e diversificada. É possível provar cervejas de trigo, IPAs, lambics, do estilo Barley Wine, veganas… e é claro que não faltam opções madrilenhas para os adeptos da filosofia “Pense global, beba local”. De fato, a região conta com sete representantes, como a Cervezas Vall de Kahs, que participa pela primeira vez; a cigana com raízes locais Cervecera Libre e La Bailandera – essas duas últimas administradas por mulheres.

Iniciativas como essa são uma ótima ideia para promover o turismo e o mercado de cerveja artesanal entre o grande público.Embora o cenário craft esteja mais consolidado em Barcelona, Madrid vem mostrando que está ganhando terreno, seja em produção, oferta e demanda – e a Artesana Week é uma prova disso.

A programação completa está disponível aqui e para participar nos eventos é necessário entrar em contato com os estabelecimentos onde eles acontecem.

Larissa

Jornalista e beer sommelière brasileira morando em Madrid desde 2011.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Instagram
Something is wrong.
Instagram token error.