Declaro aberta a nova seção do blog, em que amigas e amigos cervejeiros vão falar sobre marcas, bares, restaurantes, lojas ou outras experiências cervejeiras que elas adoram. Na estreia, o Leonardo Aquino* fala de uma marca bem brasileira: a Amazon Beer.
“Não é de hoje que há um epicentro de boa gastronomia em Belém do Pará. Ingredientes riquíssimos sempre existiram por lá. Chefs renomados têm surgido cada vez mais. Mas a cidade também aproveitou suas riquezas naturais para criar cervejas artesanais que harmonizam com os sabores regionais. E essa mudança tem a assinatura de uma cervejaria que leva a região no nome: a Amazon Beer.

Com quase 20 anos de existência, a Amazon Beer se destaca entre as microcervejarias brasileiras graças aos elementos utilizados na criação de seus rótulos. Todos são ingredientes tradicionais da Amazônia. Frutas como o açaí, o taperebá e o bacuri, raízes como a priprioca e sementes como o cumaru. Nos tonéis da Amazon Beer, tudo isso vira cerveja. E de primeiríssima qualidade!
Se a ideia parece inovadora agora, imagine como era em 2000, quando a Amazon foi criada. O Brasil ainda não vivia a moda das cervejas artesanais. E cerveja local no Pará era sinônimo de Cerpa, uma das maiores indústrias do ramo na região Norte. Pois a pequena cervejaria começou sua vida metendo o pé na porta: inaugurando um bar na Estação das Docas, o principal ponto turístico de Belém. No início, apenas dois rótulos eram fabricados. A Forest, uma pilsen, e a River, uma lager. A adesão do público ao chopp local foi imediata e liberou a Amazon Beer a mergulhar na criatividade.

O açaí, que ficou mundialmente conhecido e costuma ser associado a alimentação saudável, virou uma saborosíssima stout. A priprioca, que costuma ser utilizada na perfumaria, virou ingrediente para a red ale, que tem notas herbais, frutadas e amadeiradas. A erva chama, de aroma bem marcante, foi transformada numa imperial IPA cítrica e amarga na medida.

E à medida que novas criações iam surgindo, o reconhecimento vinha junto. Não apenas dos clientes em Belém, mas também de concursos e premiações no Brasil e no exterior. Dos oito rótulos produzidos pela Amazon Beer, cinco já foram laureados em eventos como o Concurso Brasileiro de Cervejas, o International Beer Challenge e a South Beer Cup.
A mais premiada é a Forest Bacuri, que é feita de uma fruta amazônica cujo sabor lembra vagamente o da lichia. É uma fruit beer clara e leve que harmoniza com frutos do mar, queijo brie e carnes brancas.

Em agosto de 2014, a Forest Bacuri ganhou medalha de bronze no International Beer Challenge, em Londres. No mesmo evento, a Forest Pilsen foi medalha de ouro. À época, o beer sommelier e um dos sócios da Amazon Beer, Caio Guimarães, deu a seguinte declaração ao portal de notícias G1 Pará: “O prêmio é muito importante para nós, pois dá visibilidade para a marca. Mostra que, mesmo distante dos grandes centros de produção mundiais, conseguimos fazer cervejas de qualidade e com nível mundial“.

No Brasil, a cervejaria paraense distribui seus produtos para onze estados nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. A marca também tem trabalhado para cruzar fronteiras. No final de 2014, a Amazon Beer fechou uma parceria com duas empresas inglesas para facilitar a logística de produção e distribuição na Europa. As cervejas são distribuídas para o Reino Unido, França, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Japão. Além disso, a cervejaria sempre participa de feiras e exposições no exterior.
Mas a melhor experiência de consumo da Amazon Beer é mesmo no brew pub de Belém onde a marca começou a construir sua história. Às margens da Baía de Guajará, o bar na Estação das Docas oferece um combo incrível para um fim de tarde. Pôr do sol, ventinho, beira de rio e cervejas incríveis. Nada mau, hein?

Para coroar, a cozinha do bar é excelente! Ela tem desde os clássicos acompanhamentos de cervejas, como as linguiças alemãs, até uma variedade de petiscos com a assinatura da Amazônia, como pastéis de tacacá e unha de caranguejo. Aproveite também para experimentar os clássicos da culinária paraense, como o pato no tucupi e o delicioso peixe chamado filhote. Sempre vai haver algum prato para harmonizar com o seu estilo de cerveja favorito!”

Amazon Beer
Endereço: Rua Boulevard Castilhos França, s/n, Estação das Docas, Belém-PA
Telefone: (91) 3212.5401
Site: www.amazonbeer.com.br
Fanpage: www.facebook.com/cervejariaamazonbeer
=====
* Leonardo Aquino é jornalista, mora no Recife, mas nasceu e viveu em Belém até 2011. Perdeu a conta de quantas vezes foi fazer um happy hour na Amazon Beer da Estação das Docas. Escreve sobre suas andanças turísticas e gastronômicas no blog Mochileza – www.mochileza.com
Gostaria de saber como faço pra comprar?
Por q moro em Curitiba e estou abrindo um bar e gostaria de servir amazon beer.
Sou paraense e a cerveja e ótima.
Oi, Patrick! Recomendo que entre em contato com a empresa para verificar qual é o canal de distribuição aí no sul. Um abraço!
Adorei a cervejaria e a publicação, vinculei em meu texto sobre a Amazon Beer.
Obrigada, Rodrigo. Vou lá ler 🙂
Gostaria de saber se no próximo sábado teremos disponível a tradicional feijoada do Amazon.
Oi, Almada! Acredito que para este tipo de informação você deveria entrar em contato diretamente com a Amazon beer. Um abraço!
Fui totalmente mal atendido no espaço da Amazon beber estação das docas Belém Pará.
Oi, Antonio. Obrigada pelo comentário. Lamento pela experiência, mas gostaria de ressaltar que o blog não tem nenhuma relação com a cervejaria. Um abraço!