Tours cervejeiros no Brasil

Quando pensamos em unir viagem e cerveja, os primeiros destinos que vêm à nossa cabeça provavelmente são os clássicos – Alemanha, Bélgica, República Checa – ou outros que estão na moda há algum tempo, como Estados Unidos, Dinamarca, Suécia. Mas quem pensaria em fazer isso no nosso próprio país? Se você ainda não conhece, apresentamos alguns tours cervejeiros no Brasil.

Foto: Paulo Gallo/ Varal Diverso

A ideia de aliar turismo e consumo de cervejas artesanais está em alta no país, mas infelizmente as iniciativas ainda são muito concentradas nas regiões Sul e Sudeste, onde estão 91% das fábricas de cervejas craft do país.

Confira esses cinco tours capazes de deixar as férias de qualquer cervejeiro mais animadas.

Rota Turística Cervejeira da Região Serrana do Rio de Janeiro

Com diversas fábricas de diferentes portes, a região serrana do Rio de Janeiro é um dos principais polos cervejeiros do país, além de atrair turistas por seu patrimônio histórico e pela natureza. Com o crescimento da demanda, as fábricas decidiram se unir às empresas de turismo da região – nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo –  e lançaram oficialmente a Rota Cervejeira do Rio de Janeiro

Os pacotes de viagem da rota podem incluir uma única cidade ou as três, além de oferecer diversas opções, que vão de visita a fábricas, degustações em restaurantes, etc. Entre as cervejarias que fazem parte da rota estão as microcervejarias Buda Beer (que conta com um brewpub), Ranz Bier e Born2Brew; e grandes indústrias cervejeiras instaladas na região.

Para equilibrar cerveja e turismo, os visitantes podem visitar construções históricas e realizar atividades de ecoturismo, como escaladas, rapel, rafting, etc.

Entre as empresas que oferecem essa rota estão a Serra Brasilis, que oferece uma rota cervejeira em Petrópolis com saídas aos sábados; e a Atlântica Turismo, que faz a rota pelas três cidades.

Tour Cervejeiro de Ribeirão Preto

Essa cidade do interior paulista se tornou uma espécie de meca dos apaixonados pela cerveja artesanal. O sucesso de marcas como a Colorado e a Lund fez com que outros cervejeiros decidissem escolher a cidade como sede  e o interesse crescente dos turistas levou a sommeliere Carla Valentim a criar o Tour Cervejeiro, que começou a funcionar em 2014.

De lá para cá, as opções ampliaram e o cliente pode fazer desde um roteiro Happy Hour de quatro horas, que acontece de terça a sexta e inclui a visita a quatro lugares (entre brewpubs e bares) até um roteiro de um dia pela cidade, que inclui a visita  a seis lugares, entre entre cervejarias, brewpubs e bares cervejeiros com almoço no restaurante da Cervejaria Invicta. Até o hotel IBIS da cidade tem uma decoração inspirada no mundo da cerveja!

Mais informações e reservas aqui.

Vale da Cerveja em Santa Catarina

Com forte imigração alemã e austríaca, a região Sul concentra praticamente metade das fábricas de cervejas artesanais do país, além de sediar os maiores festivais de cerveja do Brasil, como a Oktoberfest e a Feira Brasileira da Cerveja. Para promover o turismo cervejeiro nessa região surgiu o projeto Vale da Cerveja, que reúne cervejarias, hotéis, bares, restaurantes e agências de turismo.

Uma das agências que atua na região é a RDK, que oferece um tour pelas cervejarias artesanais de Blumenau e arredores que inclui visita a uma fábrica, harmonização de cervejas e pratos típicos e visita a um Pub.

Outra grande atração é o Beer Train, uma viagem de trem que leva os turistas de Curitiba à cidade de Morretes em um passeio regado a muito rock e cerveja artesanal, especialmente da marca local Bodebrown, responsável do projeto. Pena que esse tour acontece poucas vezes no ano!

Mais informações e reservas aqui.

Sampa Beer Tour

Não dá para negar que a cena craft na capital paulista está no seu auge. Atualmente a empresa Sampa Beer Tour oferece um passeio pela cidade que inclui quatro lugares, que podem ser bares especializados em cervejas artesanais ou brewpubs e os clientes vão de um a outro em uma van ou ônibus executivo, sempre acompanhados de um beer sommelier.

O tour acontece aos sábados e é realizado apenas para grupos fechados pré-agendados de 14 pessoas. Quando a parada for em um brewpub, o cliente bebe as cervejas da casa, enquanto nos bares, ele pode provar dois rótulos importados, além de um petisco típico do bar.

Atualmente, o tour é focado no setor B2B, como uma opção de marketing de relacionamento para as empresas e seus parceiros de negócios, equipes e consumidores.

Mais informações e reservas aqui.

Se você já fez um tour assim no Brasil ou em outra parte do mundo, conte sua experiência nos comentários!

Larissa

Jornalista e beer sommelier brasileira morando em Madrid desde 2011.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Instagram
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.