Tours cervejeiros na Europa

Descobrir bares de cerveja artesanal na própria cidade é fácil, mas fazê-lo quando estamos de férias pode ser um pouco mais complicado. Além disso, se você tiver pouco tempo e quiser conhecer vários bares no destino da sua viagem ou se simplesmente você está viajando sozinho e quer fazer amigos, os tours cervejeiros podem ser uma boa opção para conhecer um pouco da cena craft e contar com as dicas de um local. 

Neste post, selecionamos 5 tours de cerveja em quatro cidades europeias, algumas em cidades já bastante conhecidas por seu mercado de cerveja artesanal, como Barcelona, e outras nem tanto, como Porto. Anote as dicas e aproveite o verão europeu!

Hamburgo

1- Craft Beer Tasting

Quando se fala de boa cerveja e Alemanha, o mais comum é pensar em Berlim ou Munique, mas a verdade é que não faltam cervejas deliciosas – muitas delas artesanais – em todo o país. Este tour cervejeiro pela cidade de Hamburgo inclui 3 visitas e a degustação de 7 cervejas locais (de tamanho pequeno).

Os guias são profissionais do setor, como sommeliers, distribuidores e cervejeiros profissionais que conhecem tanto o cenário craft local quanto global, o que faz com que o passeio seja muito interessante.

O tour dura 3 horas e está disponível em inglês e alemão.

Mais informações e reservas aqui.

Porto

2- Porto Craft Beer Experience

Embora a cidade seja conhecida e reconhecida por seus vinhos, as cervejas artesanais pouco a pouco ganham espaço e agora os turistas já podem fazer um tour cervejeiro no Porto.  Para começar, você não tem que se preocupar nem em se deslocar, já que buscam no hotel para te levar à primeira parada,  uma microcervejaria artesanal, onde verá os passos do processo de fabricação e provar uma cerveja fresca, claro!

A segunda parada é uma fábrica artesanal um pouco maior e aí você poderá beber a cerveja diretamente do fermentador. A última parada é um pub de cervejas artesanais, onde você irá provar três cervejas artesanais portuguesas.

O tour tem cerca de 4 horas de duração e está disponível em inglês. Mais informações e reservas aqui.

Barcelona

A oferta na cidade é tão grande que não pudemos escolher só um tour.

3- Barcelona Beer and Tapas Tour

Este tour de cervezas artesanais harmonizadas com tapas (aperitivos típicos espanhóis) acontece no bairro da Barceloneta em embora essa região seja dominada pelos turistas, a cena craft é bastante original e inclui, entre outros lugares, um bar bastante tradicional chamado Vaso d’Oro, “onde se fabrica cerveja artesanal antes que essa fosse conhecida”, explica André Arriaza, sócio de Barcelona Eat Local Food Tours, a empresa responsável pelo passeio.

No tour, o viajante prova sete cervejas artesanais, sendo que que pelo menos cinco são de Barcelona e, dependendo da disponibilidade, todas o são. O tour é feito em inglês, mas também está disponível em espanhol e tem uma duração que varia entre 2,5 e 3 horas.

Se você for com um grupo de amigos e um deles não gostar de cerveja ou for menor de 17 anos, é possível reservar o tour somente com tapas.

Mais informações e reservas aqui.

4- Harmonização de cervejas e tapas na microcervejaria mais antiga de Barcelona

Neste tour você vai ter a oportunidade de conhecer a primeira microcervejaria artesanal da Catalunha e segunda da Espanha, que é a Cervecera Artesana de Barcelona. “A peculiaridade é que neste local produzem diferentes cervejas artesanais que normalmente não engarrafam e que são servidas apenas no local. A cada semana você pode provar diferentes cervejas que eles mesmos fizeram, explica Thaïs Zorilla, CMO e cofundadora da Vivelus, a empresa responsável pelo tour.

Além de visitar a fábrica e escutar as explicações de um especialista, você fará a degustação de quatro cervejas harmonizadas com tapas. O tour tem três horas de duração e está disponível em espanhol, catalão, inglês e francês.

Mais informações e reservas aqui.

Madrid

A capital espanhola avança a passos longos no mundo da cerveja artesanal e a cada dia há novos bares, lojas e restaurantes que oferecem cervejas artesanais importadas e nacionais (muitas delas produzidas na própria Comunidade de Madrid). Neste tour você vai conhecer um pouco mais sobre a história de Madrid e sobre a cena cervejeira local acompanhado de uma beer sommelier apaixonada pela cidade – eu!

Sim, você pode fazer um tour cervejeiro comigo, no qual teremos a oportunidade de conversar sobre o cenário craft local e irá provar cervejas artesanais acompanhadas de deliciosas tapas. A estrutura do tour muda um pouco de acordo com o bairro, mas costuma incluir dois bares, um brewpub e uma loja de cerveja, para que você possa voltar para a casa de mala cheia.

O tour está disponível em português, inglês e espanhol.

Mais informações e reservas aqui.

Você já fez algum desses tour ou já fez um passeio desse estilo em outra cidade? Deixe suas dicas nos comentários para que as férias de outros leitores também sejam animadas.

Se você é o tipo de pessoa que gosta de aliar turismo e cerveja e está de malas prontas para a Europa, recomendamos ler o post sobre hotéis que possuem sua própria fábrica de cerveja.

Larissa

Jornalista e beer sommelier brasileira morando em Madrid desde 2011.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Instagram
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.