Street Experience, a melhor experiência cervejeira sobre quatro rodas

A moda dos food trucks parece que não vai passar, mas sabe o que é melhor que um food truck? Um food & beer truck – com boas cervejas, claro! Esta é a proposta do Street Experience, um projeto dos irmãos Gonzalo e Eduardo Barbosa que já é bastante conhecido em Madrid por oferecer ao público cervejas artesanais nacionais e importadas tanto em eventos gastronômicos quanto em feiras específicas do mundo da cerveja.

Ao contrário de muita gente que é apaixonada por cerveja e começa a trabalhar com ela, no caso de Barbosa foi a profissão que o aproximou da cena craft. “Tudo mudou há uns anos, quando meu irmão foi contratado por uma multinacional cervejeira e tivemos a oportunidade de gestionar o food truck de Pilsner Urquell, representando a marca, servindo suas cervejas e explicando as diferenças entre suas tiragens tradicionais. Este foi o ponto de partida e início do meu interesse pelos diferentes tipos de cerveja”, lembra.

O interesse não parou de crescer, mas o empresário foi além e apostou na qualificação, formando-se Beer Sommelier pela Câmara de Comércio de Madrid – alémde já ter vários cursos planejados. “A formação é muito importante, é um setor que está em contínuo movimento e é essencial estar sempre atualizando conhecimentos e provando coisas novas para saber o que oferecer ao público. É preciso estar sempre por dentro de tudo se você quiser saber o que é melhor para o cliente final”.

A combinação perfeita

Em seu food truck, os clientes não só encontram cerveja como também raviolis para fazer uma harmonização perfeita. “Em todas as edições de Street Market  nossos raviolis foram um sucesso, trocamos o recheio em função da cerveja que oferecemos e aconselhamos ao cliente qual das opções é a melhor em função das cervejas que tenham escolhido. Também oferecemos hamburgueres, brochetas, etc”.

Barbosa conta que é um desafio interessante atender o público geral e ao mesmo tempo agradar os paladares mais exigentes do mundo da cerveja. “Nossa oferta depende to tipo de evento ao qual vamos. Normalmente nos eventos de Street Market onde estacionamos o food truck, costumamos ter diferentes estilos de cerveja, sempre de qualidade e fácil de beber. A grande maioria do público que frequenta estes eventos não costuma ser cervejeiro, mas tem curiosidade de provar e descobrir cervejas diferentes. Uma boa ou má recomendação por nossa parte incidirá na captação ou não deste público ao movimento cervejeiro. Também sempre tentamos ter coisas mais complexas para os mais experientes e inclusive convidamos cervejeiros para que usem nosso espaço para promover e explicar seus produtos”.

Quando o charmoso caminhãozinho não está nos eventos de Street Market, Barbosa o leva a eventos privados, onde a harmonização com cerveja vai ganhando espaço. “Sem querer tirar o protagonismo de uma grande bebida como o vinho, sempre se pensou que ele é a melhor escolha para acompanhar um bom prato e isso muitas vezes não é verdade. A cerveja é uma bebida muito mais versátil e diversa que o vinho e isso nos permite brincar mais com os ingredientes do prato. Nos eventos privados podemos contar com catering ou chefs que preparam propostas gastronômicas muito mais elaboradas, fazendo da experiência da harmonização com cervejas algo muito mais surpreendente”.

Apesentação de Oedipus

Durante o evento Madrid Beer Week, que acontece entre 1 e 9 de junho em bares, lojas e restaurantes de toda a cidade, Street Experience promove uma das atividades mais interessantes: a apresentação da marca holandesa Oedipus.

O mestre-cervejeiro da Oedipus, Sander Nederveen, anticipou que vai trazer muitas cervejas refrescantes e interessantes para a apresentação, como a Polyamorie sour pale ale com manga e a Thai Thai tripel com especiarias tailandesas.

Nederveen está ansioso para trazer suas cervejas a Madrid e reconhece que há um movimento importante e crescente no cenário espanhol. “Há muitas cervejarias, bares e lojas. Acho que há muito espaço de crescimento para as cervejas espanholas. Soy muito otimista com o movumento espanhol, que menciona as marcas Mad Brewing, Naparbier, La Pirata e Garage como referências no mundo craft espanhol.

Sander Nederveen – Fábrica Oedipus

De fato, ele vai aproveitar a estadia em Madrid para fazer uma cerveja em colaboração com o pessoal da Mad Brewing. “Vou fazer uma cerveja de estilo Berliner Weisse na fábrica da Mad Brewing. Estou ansioso para trabajar aí. Fizemos uma Berliner Weisse dry hopped com casca de laranja com eles na nossa fábrica no ano passado. E também fizemos uma colaboração com a NaparBCN chamada Gente Caliente, que já deve estar pronta”.

Como dá para perceber, vem coisa boa por aí…

Larissa

Jornalista e beer sommelier brasileira morando em Madrid desde 2011.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Instagram
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.