Passeios turísticos cervejeiros no mundo

É bem clichê, mas qualquer amante de craft beer não abre mão de provar uma cerveja local quando viaja, seja em um bar, uma loja, um restaurante ou, ainda melhor, na própria fábrica em que ela é produzida, tanto que muitas fábricas vêm ganhando status de ponto turístico em diversos destinos.

Foto: Leonardo Aquino

Neste post, cinco blogueiros de viagem brasileiros recomendam passeios turísticos cervejeiros que não ficam atrás de atrações mais tradicionais, como museus ou monumentos. Alguns deles já são bastante conhecidos, outros nem tanto, mas, independente da popularidade, vale a pena incluí-los no roteiro da sua viagem, seja ela no Brasil, nos Estados Unidos ou na Europa.

Fábrica da Baden Baden – Campos de Jordão (SP)

“Campos do Jordão em 2011 é uma região maravilhosa para curtir um friozinho com clima europeu no Brasil, com muitas opções de passeios e muitos restaurantes. Porém temos que concordar que é uma cidade bem pequena, por isso achamos que valeu a pena fazer o Baden Banden Tour na Cervejaria Baden Baden. No momento ainda era uma cervejaria bem artesanal e o tour é rapidinho, porém muito interessante para os amantes das loiras geladas (ou ruivas, ou morenas…).

Foto: Camila Levy

Depois do passeio pela fábrica e da explicação sobre o processo de fabricação, ainda degustamos várias cervejas, e obviamente, aproveitamos a loja da fábrica para comprar várias! Foi uma boa maneira de aprender mais sobre a empresa, degustar vários tipos de cerveja e ainda aprender algo sobre harmonização”.

Camila Levy, autora do blog Consulado de Cá

Alvarado Street Beer – Califórnia (Estados Unidos)

“Em nossa road trip pela Califórnia, no verão de 2016, procurávamos microcervejarias em todas as cidades em que nos hospedamos. Em Monterey, encontramos a Alvarado Street Beer, que funciona em um prédio histórico, de decoração super descolada. Na cervejaria, há uma lista impecável de cervejas ‘on tap’ (chopp). Uma muito boa que provamos foi a ‘Business Time’, mas a variedade de tipos muda sempre!

Foto: Liliane Inglez

No local, há um bar/restaurante especializado em carnes, que serve hambúrgueres deliciosos! A boa notícia para quem viaja em família é que as crianças são bem-vindas e certamente vão adorar os lanches especiais! A cervejaria fica na Alvarado Street, em Monterey, CA”.

Liliane Inglez, autora do blog Trilhas e Cantos

Brasserie Cantillon – Bruxelas (Bélgica)

“No meio de tantos programas cervejeiros disponíveis em Bruxelas, é difícil apontar um como especial. Mas a visita à Brasserie Cantillon merece esse título. Ela é uma fábrica artesanal de um tipo de cerveja que apenas a Bélgica faz: a lambic, uma cerveja de fermentação espontânea, com uma acidez semelhante à do vinho.

Foto: Leonardo Aquino

A Cantillon é um passeio imperdível para quem curte cerveja, seja para ampliar os horizontes do paladar ou conhecer uma fábrica artesanal por dentro. Por um ingresso que custa 7 euros, os visitantes veem de perto todas as etapas da fabricação. No final, a entrada dá direito à degustação de dois rótulos. A Cantillon também tem um bar e uma lojinha com souvenirs. Também dá pra comprar garrafas das lambic, que são embaladas na medida para levar no avião”.

Leonardo Aquino, autor do blog Mochileza

Guinness Storehouse – Dublin (Irlanda)

“Gosto quando as atrações se classificam como: experiência! Gosto mais ainda quando isso de fato acontece. Guinness Storehouse, localizada em Dublin na Irlanda foi assim: uma experiência!

Foto: Maytê Scaravelli

Passear pelos sete andares da fábrica de cerveja foi envolvente e saboroso. Cada andar uma nova descoberta, sobre o processo de fabricação, a história do fundador, história da marca e o mais bacana: o contato com a cerveja.

Foto: Maytê Scaravelli

O passeio que leva uma média de três horas irá mexer com os seus sentidos. Para os mais fanáticos pela cerveja saiba que você pode optar por um tour completo onde irá provar cinco diferentes tipos de cerveja da mesma marca e por uma hora e meia irá mergulhar no universo Guinness! Cuidado para não sair bêbado”. 😉

Maytê Scaravelli, autora do blog Passaporte com Pimenta

Camden Town Brewery – Londres (Inglaterra)

“Na visita guiada à Camden Town Brewery, não tem vídeos, nem posters, nem cenários. Você vê as máquinas em funcionamento, produzindo ali na sua frente craft beers originais do bairro mais rock’n’roll de Londres.

Uma das poucas cervejarias artesanais que usam latinha, a Camden Town Brewery gosta de criar misturas dos tipos tradicionais de cerveja. A mais famosa deles é a Hells, que é Helles com Pils (Pilsen), mas a gente gostou mesmo foi da IHL, que combina os estilos India Pale Ale, Helles e Lager.

Foto: Fernanda Castelo Branco

As visitas duram quase 2 horas e são realizadas sábados 13h ou às 15h, e quintas às 18h30.  O ticket custa £15 e dá direito a 3 cervejas. Depois dos bastidores da produção, vale esticar um pouquinho no bar para tomar as melhores da casa on tap!”

Fernanda Castelo Branco, autora do blog Vontade de Viajar

E você incluiria que passeio turístico cervejeiro nesse roteiro?

Larissa

Jornalista e beer sommelier brasileira morando em Madrid desde 2011.

4 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Instagram
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.