Oyster Stout, a tal cerveja de ostra

Apesar de estarem surgindo muitas misturas surpreendentes no mundo da cerveja, não podemos dizer que a Oyster Stout seja uma delas. Já no século XVIII, os ingleses comiam ostras acompanhadas de stouts ou porters, uma harmonização barata que fazia muito sucesso.

Existem várias histórias por trás do início da fabricação desse estilo. Segundo o especialista em cerveja Michael Jackson, a primeira oyster stout era uma simples stout que ganhou esse nome por um festival de ostras organizado pela Colchester Brewing Company por volta de 1900 na região do rio Colne, na Inglaterra.

Segundo Jackson, a primeira cerveja stout que realmente tinha ostra na receita parece ter sido produzida em Londres, com a adição de um concentrado de ostras que havia sido importado da Nova Zelândia. Tudo isso aconteceu em 1938 e de lá para cá as oyster stout passaram por um período de baixa e agora voltam a estar na moda.

As ostras, sejam as cascas, o molusco em si ou ambos são incluídos no momento da brassagem (conhecido como mash) ou na fervura. No caso da marca britânica Tempest Brewing, são usadas exatamente 200 ostras no processo de fabricação da Imperial Stout Double Shuck.

a americana Flying Dog não só usa ostras em sua Pearl Necklace Shesapeake Stout, lançada em 2011, como parte do faturamento dessa cerveja é doado para uma organização responsável pela recuperação das ostras na Baía de Chesapeake, em Washington DC, um dos habitats mais ameaçados do planeta. Desde o lançamento dessa cerveja, mais de 2 bilhões de ostras foram reintroduzidas na baía.

Mas a Oyster Stout tem sabor de ostra?

A resposta é não.  O uso desse molusco faz com que a cerveja tenha uma boa mineralidade, o que faz dela uma ótima opção de harmonização com ostras, sejam grelhadas, cruas, recheadas ou fritas. Tudo isso sem esquecer que as ostras são um alimento afrodisíaco, por isso recomendamos essa dupla para uma noite a dois.

Larissa

Jornalista e beer sommelier brasileira morando em Madrid desde 2011.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Instagram
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.