Localbier, o site de geolocalização craft na Espanha

Se você gosta de ir a bares com muitas torneiras de cerveja artesanal, como você escolhe a qual irá hoje? A resposta para muitos é bastante óbvia: ao que tenha a melhor cerveja on tap. Mas, se você está viajando pela Espanha, como saber onde está a melhor oferta dos bares de maneira atualizada? Uma das ferramentas mais populares na Espanha para isso é o site Localbier, um projeto que começou a ser “fermentado” em 2011 e foi lançado em 2013.

“Víamos que o setor cervejeiro na Espanha estava bastante disperso e não havia um diretório que facilitasse para o consumidor saber onde beber esse tipo de cerveja. Por isso, pensamos que seria uma boa ideia reunir todos os produtores e pontos de venda desse tipo de cerveja em uma plataforma”, lembra o sócio Igor Oiarbide, que é parte do projeto com Joseba Karrikiri e a Cooperativa Talaios.

Nesses quatro anos, a cena cervejeira espanhola mudou muito e, assim como os apps de craft beer, em Localbier também são os usuários os que incluem as informações, que depois são checadas pela equipe para evitar repetições ou erros. No caso de Localbier, ela não é um app e sim sum site, embora a criação do app seja um dos planos para o futuro.

Ao atuar com mais força a nível espanhol, Localbier tem a vantagem de oferecer informações de cerca de 10 mil estabelecimentos em todo o mundo, mas a grande maioria deles é da Espanha. “Trata-se de um buscador de cerveja artesanal por geolocalização muito simples de usar. Você pode fazer buscas em diferentes cidades de diferentes países, filtrando por tipo de estabelecimento (bar, restaurante, loja), por relevância ou por distância (são exibidos aqueles mais próximos)”. Assim, quando você vai viajar a uma cidade que não conhece, pode buscar qual é a fábrica ou bar de cerveja artesanal mais perto para provar a oferta local.

Presença também nos bares

Para os empresários do setor, também pode ser um bom negócio, já que permite atualizar as informações do que eles têm em estoque em garrafas, latas ou de torneira com a frequência que considerar necessária. A oferta cervejeira fica disponível tanto no site da Localbier quanto no site do estabelecimento e no Facebook.

No caso dos bares, Oiarbide explica que o site vai além. “Oferecemos um serviço de Beer Screen ou Tela Digital Cervejeira com um design muito atraente, mostrando as características organolépticas da cerveja, assim como a cor e o copo adequado, facilitando para o consumidor escolher qual cerveja de torneira vai tomar, assim como incentivando a provar novas cervejas”.

Beer Screen

Para os estrangeiros que conhecem pouco o mundo craft espanhol, a ferramenta é bastante útil e prova disso é que 25% dos acessos ao Localbier são feitos de fora da Espanha, especialmente da Argentina, Reino Unido, Estados Unidos e México. Atualmente a plataforma está disponível em espanhol e inglês.

Larissa

Jornalista e beer sommelier brasileira morando em Madrid desde 2011.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Instagram
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.