Loja em Madrid: La Buena Cerveza

Uma das coisas mais bacanas do mundo da cerveja é que quase ninguém entra nele exclusivamente por dinheiro. O que move as pessoas é a paixão por essa bebida e com Nacho Busutil, sócio-proprietário da loja madrilenha La Buena Cerveza, não foi diferente. “Eu e meu irmão gostamos de provar coisas novas quando viajamos e já fazíamos cerveja como homebrewers. Como em Madrid havia poucos lugares especializados, decidimos colocar nosso grão de areia”.

A inauguração veio em setembro de 2013 e, três anos e meio depois, a loja já é uma das referências da capital espanhola, com mais de 300 rótulos.

Tudo isso para atender um público que cresceu e mudou bastante desde então. “No início, eram poucos os que vinham sabendo o que queriam e agora vem cada vez mais gente procurando um estilo específico ou fábricas em concreto, embora também sejam – ou sejamos – um pouco ‘promíscuos’ e adoramos provar coisas novas”.

Um dos grandes diferenciais da La Buena Cerveza é sua seção dedicada exclusivamente às marcas espanholas, algo que Nacho vê como natural, já que a produção nacional “subiu muito em qualidade e encontramos boas referências em todos os estilos”. O empresário comenta que muitos clientes praticamente só compram cervejas locais.

Além da venda de produtos, os clientes da La Buena Cerveza também podem realizar oficinas de elaboração de cerveja e participar de degustações e apresentações de produtos com os próprios cervejeiros.

Quem passa para comprar também pode aproveitar para matar a sede com cervejas frescas e dois rótulos em barril, que podem ser harmonizados com queijos artesanais.

Para 2017, as expectativas são positivas: “Cada vez há mais gente se unindo ao mundo craft e depois de dar o passo inicial é difícil voltar a consumir o de sempre. O que chega fica e recomenda aos seus amigos, o que faz com que sejamos cada vez mais”. Sobre as apostas para esse ano, Nacho diz: “Escolher uma só fábrica ou marca seria tremendamente injusto, mas acreditamos que ganharão força as New Ingland IPA, ideais para os amantes do lúpulo”.

Quem visita a loja com frequência encontra sempre rostos conhecidos, além dos estrangeiros residentes na cidade e muitos turistas, inclusive brasileiros. “Supreendente nos últimos dois anos temos cada vez mais viajantes brasileiros que vêm já com seu planning de roteiro cervejeiro de Madrid”.

Por isso, se vier a Madrid não esqueça de incluir La Buena Cerveza nos seus planos, já que ela está do lado da Gran Vía. E comente para o Nacho que chegou lá através do “Be my beer” que ele vai adorar saber.

  • La Buena Cerveza
    Calle Pelayo, 5 (metrô Chueca)
Larissa

Jornalista e beer sommelier brasileira morando em Madrid desde 2011.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Instagram
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.