Hotéis com cervejaria na Espanha

Aproveitar as férias para conhecer novas fábricas de cerveja e bares com uma ampla oferta de artesanais locais já é uma realidade para muita gente, mas esse plano de viagem pode ficar ainda melhor. O que você acha da combinação entre hospedagem e cerveja? Isso mesmo, hotéis com cervejarias parecem ser uma nota tendência no mundo inteiro, inclusive na Espanha e no Brasil.

Nesse post vamos falar do famoso hotel da Brew Dog, previsto para inaugurar em 2018, da promoção especial feita pela Guinness em parceria com o Airbnb e de duas opções de hospedagem cervejeira na Espanha, para que sua rota cervejeira comece ao acordar e só termine na hora de cair na cama.

Hotel Usón – Valle de Hecho (Huesca)

Se hoje em dia a cerveja atrai os hóspedes, o início da história da fábrica do Hotel Usón, nos Pirineus (nordeste da Espanha), foi em sentido contrário: um guia anglo-saxão que visitava o hotel com frequência comentou um dia com o proprietário do estabelecimento, Imanol Ollaquindia, que fabricava cerveja. O empresário decidiu entrar de cabeça nesse mundo e foi assim que surgiu a microcervejaria instalada nas dependências do hotel.

Com uma fabricação de cerca de 50 mil litros/ano, a Pirineos Bier conta atualmente com sete rótulos. Começaram com uma Ale, depois fizeram a Pale Ale e foram se arriscando. “Aqui na Espanha há sete anos era difícil fazer uma cerveja que não fosse clara. Fizemos uma que não representasse uma mudança tão grande em relação às cervejas que estavam acostumados a beber. É diferente, mas não tão diferente a ponto de fechar portas”.

Cinco anos depois, eles deram um passo mais ousado. “Decidimos fazer uma cerveja com mais personalidade, mais de autor e com o gosto refinado que fomos adquirindo”, diz Ollaquindia, referindo-se à IPA NIEU (neve em aragonês-cheso, a língua falada na região). Ollaquindia conta que a cerveja da marca pode ser encontrada em bares e lojas do Pirineu Aragonense, tanto em garrafa quanto em barril – especialmente para feiras e eventos, já que nos bares da região se torna complicado devido ao monopólio das marcas industriais.

Sobre a combinação entre cerveja e turismo, ele é otimista. “Nos verão costumamos organizar visitas guiadas dois dias por semana à cervejaria e quando vêm grupos também oferecemos visitas guiadas. Este ano vamos organizar uma excursão com cerveja ao redor do hotel, um lugar bonito para caminhar”.

Casa Rural Les Canyes – Pontones (Barcelona)

A trajetória da casa rural Les Canyes é um pouco diferente das de outras hospedagens cervejeira, já que a pousada e a microcervejaria surgiram praticamente juntas, em 2013, unindo a paixão da família pela cerveja, que vinha fabricando em casa desde 2010, e a busca por uma fonte de renda, já que a Espanha estava em plena crise econômica nesse momento. “ A ideia de unir turismo rural e cerveja artesanal era mais que desejada para nós e principalmente para um público cervejeiro em pleno auge de ponta a ponta do país”, conta a sócio-proprietária Ariadna Gímenez.

Já em 2013, eles conquistaram o primeiro lugar do concurso da ACCE (Associação de Cervejeiros Caseiros da Espanha) com sua Kölsch Fargo, algo que se repetiu no ano seguinte com a IPA Sangre de Alien. No ano passado, a cervejaria, chamada l’Era de Les Canyes, ganhou ainda mais força graças ao equipamento que permite produzir lotes de 250 litros – todos distribuídos na região, especialmente na própria casa rural.

Os hóspedes podem degustar pelo menos cinco estilos, embora esse número possa ser bem mais alto. “Nossas cervejas estrela são Kölsch, IPA, Stout e Irish Red, mas eles também podem encontrar em nossa adega receitas de Mosaic, Pale Ale, Scottish, Blonde ale, Hefe-Weissbier, American Wheat, Barly Wine, Marcen, Belgian pale ale. Cada ano tentamos introduzir novos estilos em nossa oferta”.

Ariadna conta a clientela vem mudando e se especializando. “A princípio nosso público era bastante mais heterogêneo, mas com o crescimento constante que experimenta a cultura cervejeira, cada vez recebemos mais clientes que sabem aonde vêm e que estão familiarizados com a cerveja artesanal”, e isso inclui homebrewers interessados em aprender mais, já que eles também oferecem oficinas e alugam o equipamento para a produção de lotes de 50 a 200 litros.

Na casa rural, os clientes podem curtir a sala de cinema, o jardim com piscina e churrasqueira e o bar com torneira, além de provar um menu harmonizado de 4 pratos e 4 cervejas. “Embora nosso projeto seja pequeno, estamos muito felizes com resultado. Nosso objetivo para o futuro é aprender muito mais e oferecer cervejas autênticas e tratamento personalizado para nossos visitantes”, celebra Ariadna.

The DogHouse

Ele ainda nem inaugurou, mas já é o hotel cervejeiro – ou beer hotel – mais famoso do mundo. O DogHouse, da fabricante BrewDog, está previsto para ser inaugurado em Ohio no segundo semestre de 2018. A companhia fez um crowdfunding para obter 75 mil dólares para a construção do hotel e em menos de uma semana já havia obtido mais de 160 mil – chegando a quase 300 mil durante os 12 dias em que as doações estavam abertas.

Os hóspedes do hotel poderão não só beber as cervejas da marca, como desfrutar de tratamentos com cerveja e beber a Punk IPA diretamente da torneira.

Uma noite na fábrica da Guinness

Em parceria com o Airbnb, a irlandesa Guinness fez uma promoção e escolheu um sortudo para passar uma noite dormindo dentro da fábrica, mas em um espaço bem especial: o Gravity Bar, localizado no alto do edifício e com uma vista de 360º de Dublin, que será transformado em um loft.

Durante 24 horas, o vencedor vai viver uma experiência VIP, com direito a muita Guinness e um mordomo privado, mesa de bilhar e até um telescópio gigante para apreciar as estrelas, além de incluir uma visita completa à fábrica.

Com uma proposta dessa, não dá nem para acordar reclamando de ressaca!

Larissa

Jornalista e beer sommelier brasileira morando em Madrid desde 2011.

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Instagram
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.