Harmonização de queijos e cervejas artesanais

Queijo Canastra, Santinho, Cuesta, extra curado, cremoso… é impossível escutar todos esses nomes e não salivar, assim como é quase impossível não pensar em vinhos para harmonizar com essas delícias. A combinação entre queijos e vinhos é, para muitos, a harmonização perfeita, mas… e com cerveja?

Foto: Fogg Bar

Com cerveja pode ser ainda melhor! Graças à sua variedade de estilos, à carbonatação (que limpa o paladar), ao amargor e à acidez, a cerveja pode ser combinada com uma variedade de queijos ainda mais ampla que o vinho. De fato, a relação entre os dois produtos é tão próxima que marcas clássicas de cerveja, como a trapense Chimay, produz queijos que levam sua própria cerveja na composição.

Se a harmonização entre esses dois produtos já era um fato para fabricantes e especialistas, agora começa a ser também para o consumidor, já que é cada vez mais fácil encontrar bares e lojas especializadas em queijo que incluem cerveja artesanal na sua carta – ou ao contrário.

Em Belém do Pará, você pode comprar queijos artesanais brasileiros por peso e, é claro, cervejas nacionais na loja QJO Queijos Artesanais. Mas não espere encontrar sempre as mesmas, já que a ideia é surpreender, conforme explica a sócia Dany Colares. “A gente procura instigar curiosidade, fazer a pessoa querer provas coisas novas. Temos dois sommeliers de cerveja que vão na loja a cada dois meses e a gente faz uma seleção de cervejas e harmoniza com os queijos. Se alguma coisa não combina, eles vão atrás de algo que combine. E a cada harmonização a gente aprende mais com eles também”.

Foto: QJO Queijos Artesanais

Ao ver as cervejas, muitos clientes perguntam qual queijo harmoniza com a bebida. “A gente responde ‘todos’ e as pessoas se espantam. Todo queijo combina com cerveja, o que nós fazemos é direcionar grupos de queijos pra grupos de cerveja. Você prefere cerveja escura? Então leva esse queijo. Gosta de IPA? Prova essa aqui. O tipo de cerveja que a pessoa prefere já diz muito sobre o paladar dela, então a gente já tem bastante campo sobre o qual discorrer só dela falar que ‘ama cerveja tal’. E se vai beber várias cervejas porque vai muita gente, então vamos montar uma tábua com vários queijos diferentes e você já faz sua sessão de harmonização”. Entre as marcas que já passaram pela loja estão a Invicta, Bierbaum e as Japas.

No Brasil, Dany diz que existem várias barreiras a serem superadas e uma delas é a visão que se tem do consumo do queijo. “O primeiro desafio é quebrar esse paradigma de que queijo é coisa chique e só pode ser tomado com vinho, numa noite especial, romântica, com luz de velas, vinhos caros… Na Europa a gente come queijo e toma vinho sentado na praça. É normal. Aqui não é tão normal assim, mas é cada vez menos pomposo. Queijo é cultura, define e apresenta a história de um lugar. Assim como a cerveja. Tem cerveja para ser tomada no calor escaldante do verão espanhol e tem cerveja caríssima que dá pena de abrir. E é exatamente esse jogo de tentativa e erro, a tal da harmonização, que transforma esse ritual em prazer”.

Foto: QJO Queijos Artesanais

Por outro lado, ainda há muito cliente que não entende por que os queijos artesanais são mais caros, assim como acontece no mundo da cerveja. “Embora seja decrescente, ainda existe a ideia de que o que é feito aqui tem que ser barato, e o que é importado é mais caro. Independente de onde vem, se é de qualidade, original, feito com cuidado e atenção, vai exigir mais recursos. E o preço vai mudar. O que nos leva à vantagem dessa harmonização. Quando as pessoas provam, entendem tudo isso e veem o quanto é delicioso a junção de um queijo que elas nunca imaginaram existir com uma cerveja que elas nunca provaram, aí nossa missão está cumprida com louvor”.

O objetivo da QJO Queijos Artesanais é, segundo Dany, “encurtar essa distância entre o mundo dos queijos e o das cervejas. Tudo artesanal. Tudo brasileiro. Tudo extremamente bem feito e com qualidade”. E aí, que tal um queijo acompanhado de uma cervejinha?

Queijos e cervejas artesanais em Madrid

Em Madrid, minha cidade de adoção, o leque de opções não para de crescer e um dos pioneiros foi o Fogg Bar Birras & Cheese, no Bairro de Las Letras. No Fogg, os clientes encontram cerca de 20 marcas diferentes de queijos que podem ser harmonizadas com uma das 11 cervejas de torneira ou das 40-50 referências de garrafa que costuma ter.

Segundo o sócio José Blasco, a harmonização é informal. “Aqui eu não preparo uma tábua ou um programa. Quando as pessoas pedem uma tábua, olhamos a cerveja que ela está bebendo e oferecemos queijos que pensamos que vão harmonizar melhor. As pessoas que vêm aqui pelo queijo sempre pensam que o queijo harmoniza só com vinho, mas aqui descobrem que há tantos estilos de cerveja e tantos estilos de queijo, que é muito mais interessante a harmonização de queijo e cerveja”.

Se você quer provar algo especial, não deixe de pedir o queijo ‘Llunatic’, feito de maneira exclusiva para o Fogg com Setembre, uma cerveja de fermentação mista da marca catalã Ales Agullons.

Outras boas opções são o bar Bee Beer, no bairro de Chueca, que conta com mais de 100 referências de cerveja espanhola e importada e sete torneiras para acompanhar queijos de toda a Espanha, que são servidos em porções ou em uma tábua com algumas variedades – também disponível com embutidos.

Se você é viciado em queijo, no Poncelet Cheese Bar você vai se sentir no paraíso. Com uma ampla carta de queijos de várias partes do mundo, o bar oferece dezenas de opções de vinhos para harmonizar e também algumas opções de cervejas artesanais, especialmente de Madrid; e algumas importadas, como a Founders.

Cervejas e queijos, mais em comum do que parece…

Basta olhar o gráfico de sensações aromáticas e gustativas dos queijos para ver que há muito em comum entre os dois produtos: aromas florais, láctico, afrutado, torrefato, especiado, animal…

Poncelet Cheese Bar
Larissa

Jornalista e beer sommelier brasileira morando em Madrid desde 2011.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Instagram
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.