Cervejas de chocolate

Quando falamos de Páscoa e gastronomia, a primeira coisa que vem à cabeça é inevitavelmente ovo de Páscoa. Mas, para os amantes de cervejas artesanais, esta também é uma ótima época para provar cervejas de chocolate, ou melhor, de cacau, o ingrediente que é usado na fabricação para dar à bebida um sabor achocolatado.

Por isso, pedimos a cinco especialistas que nos contassem quais são suas cervejas de chocolate favoritas e o resultado é bem interessante – além de ser um boa oportunidade de conhecer algumas marcas espanholas.

Foto: Don LaVange (Creative Commons)

“Como seu nome indica, é como uma torta sacher com damasco, aveia, um toque de baunilha e  um ponto álcoolico de cerejas (licor kirch) . Tem uma entrada em boca suave e aveludada e um final amargo de café”.

Francisco Javier Patiño – Beer Sommelier Freelance e consultor no Novotel Campo de las Naciones Madrid

“No aroma, predomina o coco sobre o resto dos ingredientes, mas também se aprecia notas de chocolate e café provenientes do malte tostado e um pouco de baunilha. Na boca, há uma explosão doce, mas, ao contrário do aroma, o chocolate predomina sobre o coco. Tem corpo médio, um pouco leve para o estilo, mas com uma sedosidade mito agradável que faz com que seja muito fácil de beber.

Monsieur Gordo é uma marca que adoro. Todas as cervejas que provei têm algo diferente e adoro prová-las porque sempre me surpreendem com algo novo”.

  1. Gonzalo Barbosa, beer sommelier e sócio no food Truck Street Experience

“A Chocolate Manifesto é uma sobremesa em si mesma, com corpo voluptuoso, uma textura em boca aveludada, um ponto de chocolate com agradáveis 10º de álcool em volume de semi-amarga intensidade. Perfeita para os viciados em chocolate”.

Conchi García – beer sommelier e autora do blog Descorchando Versos

“A única cerveja que me vem à cabeça agora com chocolate é a Young’s de Chocolate, um clássico inglês que é uma stout com chocolate. Se você for um amante das clássicas cervejas inglesas negras, pode ser um pouco enjoativa”.

Javier Llorente García, sócio-proprietário de La Tienda de la Cerveza

“É uma sweet  stout de teor álcoolico comedido, doce e sedosa, perfeita para beber como sobremesa. Toques de lactose e baunilha a deixam redonda e fazem com que ela seja uma cerveja fácil de beber e sentir”.

Aitor “GeoBirrero”, autor do blog Experiencias Artesanas

Foto: Geobirrero

Harmonização de cerveja e chocolate

Se as stouts ou porters não são seus estilos preferidos, mas você adora um ovo de Páscoa, sempre há a possibilidade de harmonizar chocolates e cervejas. Um dos sommeliers da loja Bier Vila, Yuri Santos recomenda o estilo belga Dubbel para harmonizar com o clássico chocolate ao leite, assim como uma Barleywine.

Para o chocolate meio amargo, a dica é harmonizar com uma Dunkel. “Na boca, seu dulçor é equilibrado com o amargor dos lúpulos nobres europeus”, explica. Já para os amargos, que possuem 70% ou mais de grãos de cacau torrados, uma boa combinação são as Imperial Stout, com notas intensas de café e cacau.

Até mesmo o chocolate branco pode ser harmonizado com uma artesanal. Por ser mais doce e cremoso, a recomendação do especialista é degustá-lo como uma Fruit Beer, como a Itajahy Amores Sour.

Larissa

Jornalista e beer sommelier brasileira morando em Madrid desde 2011.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Instagram
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.