Beer hotels no Brasil

A tendência dos beer hotels está ganhando força no mundo inteiro e já pode ser vista, ainda que de maneira tímida , no Brasil. Os fãs de cerveja artesanal costumam aprovar esse tipo de hospedagem onde é possível nao só provar cervejas que muitas vezes só são comercializadas no local, como também não ter que se preocupar em dirigir para voltar depois de beber alguns copos.

Hotel Treze Tílias – Santa Catarina

Embora o hotel cervejeiro BrewHouse, da BrewDog, seja o beer hotel mais falado do momento, o destaque fica para os empreendimentos de pequeno e médio porte, que possuem uma produção bastante limitada e uma relação mais intimista com o cliente, o que permite fazer visitas à fábrica ou até participar de oficinas de elaboração de cerveja. É nesse esquema que funcionam os dois beer hotels que apresentamos hoje:

Treze Tílias Park Hotel – Treze Tílias (Santa Catarina)

Não é nenhum segredo que Santa Catarina é um estado cervejeiro, onde a bebida tem um forte apelo turístico, com a realização de eventos como a Oktoberfest e o Festival Nacional da Cerveja de Inverno Winter Bier Fest. “Decidimos apostar neste nicho de mercado aproveitando o boom do segmento e a Lei Seca”, comenta o sócio-diretor da fábrica Linden Bier, Ademir Parisotto.

A aposta vem funcionando. “Já temos uma procura significativa para o hotel cervejaria. São pessoas que procuram nossa arquitetura europeia, gastronomia típica e uma cerveja fresca dentro de uma cervejaria, além dos grupos de pessoas de confrarias que têm como hobby a cerveja artesanal”. E quem chega ao hotel sem saber da existência da cervejaria acaba se encantando e provando distintos estilos, como Old Vienna, Heffe Weiss, Winter Bock e Marzen, estilos típicos da Alemanha e Áustria, de onde vem a inspiração para o hotel e a fábrica.

Com uma capacidade de produção de 30 mil litros/mês e oito cervejas disponíveis (seis em garrafa e barril e duas apenas em barril), a Linden Bier investe alto na qualidade das suas cervejas, tanto que recebeu o prêmio de prata na categoria Belgian Pale Strong Ale com sua Krampus no Concurso Brasileiro de Cervejas. Parisotto conta que, para obter o know-how cervejeiro, fez uma parceria com o sommelier Douglas Merlo, que atuou com o mestre-cervejeiro Felipe Baptista. O hotel vai além e já oferece até um curso de cervejeiro caseiro com certificado de reconhecimento do MEC.

Hotel Warabi – Visconde de Mauá (Rio de Janeiro)

Na turística cidade de Visconde de Mauá, na serra do Rio de Janeiro, os visitantes encontram uma microcervejaria dentro da charmosa pousada Warabi. Com uma produção de cerca de 10 mil litros/ano de diferentes estilos, a Choperia Maresia de Mauá oferece aos clientes não só a possibilidade de provar oito cervejas de barril como também visitar a fábrica, participar de uma degustação a cegas ou até mesmo fazer um curso de cerveja de um dia.

Entre as cervejas que o hóspede pode provar estão a Wit Bier de Gengibre e limão siciliano e a Blondie Ale de Maracujá, tudo produzido pela mestre-cervejeira Edna Akico Viski Rodrigues.

A fábrica vem sendo um diferencial para atrair clientes durante a semana, quando a ocupação costuma ser mais baixa, já que o curso de cerveja e o Beer Day (quando o cliente conhece a fábrica, acompanha uma brassagem e bebe o quanto quiser) estão disponíveis apenas de segunda a sexta. Já entre os hóspedes que não sabiam da cervejaria, o hotel oferece uma tábua de degustação de cerveja para apresentá-los a esse delicioso mundo.

Você conhece mais algum beer hotel no Brasil ou no mundo? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Larissa

Jornalista e beer sommelier brasileira morando em Madrid desde 2011.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Instagram
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.