Amazon Beer: cerveja artesanal com o sabor da Amazônia

Declaro aberta a nova seção do blog, em que amigas e amigos cervejeiros vão falar sobre marcas, bares, restaurantes, lojas ou outras experiências cervejeiras que elas adoram. Na estreia, o Leonardo Aquino* fala de uma marca bem brasileira: a Amazon Beer.

“Não é de hoje que há um epicentro de boa gastronomia em Belém do Pará. Ingredientes riquíssimos sempre existiram por lá. Chefs renomados têm surgido cada vez mais. Mas a cidade também aproveitou suas riquezas naturais para criar cervejas artesanais que harmonizam com os sabores regionais. E essa mudança tem a assinatura de uma cervejaria que leva a região no nome: a Amazon Beer.

Foto: Facebook / Amazon Beer

Com quase 20 anos de existência, a Amazon Beer se destaca entre as microcervejarias brasileiras graças aos elementos utilizados na criação de seus rótulos. Todos são ingredientes tradicionais da Amazônia. Frutas como o açaí, o taperebá e o bacuri, raízes como a priprioca e sementes como o cumaru. Nos tonéis da Amazon Beer, tudo isso vira cerveja. E de primeiríssima qualidade!

Se a ideia parece inovadora agora, imagine como era em 2000, quando a Amazon foi criada. O Brasil ainda não vivia a moda das cervejas artesanais. E cerveja local no Pará era sinônimo de Cerpa, uma das maiores indústrias do ramo na região Norte. Pois a pequena cervejaria começou sua vida metendo o pé na porta: inaugurando um bar na Estação das Docas, o principal ponto turístico de Belém. No início, apenas dois rótulos eram fabricados. A Forest, uma pilsen, e a River, uma lager. A adesão do público ao chopp local foi imediata e liberou a Amazon Beer a mergulhar na criatividade.

Foto: Facebook / Amazon Beer

O açaí, que ficou mundialmente conhecido e costuma ser associado a alimentação saudável, virou uma saborosíssima stout. A priprioca, que costuma ser utilizada na perfumaria, virou ingrediente para a red ale, que tem notas herbais, frutadas e amadeiradas. A erva chama, de aroma bem marcante, foi transformada numa imperial IPA cítrica e amarga na medida.

Foto: Facebook / Amazon Beer

E à medida que novas criações iam surgindo, o reconhecimento vinha junto. Não apenas dos clientes em Belém, mas também de concursos e premiações no Brasil e no exterior. Dos oito rótulos produzidos pela Amazon Beer, cinco já foram laureados em eventos como o Concurso Brasileiro de Cervejas, o International Beer Challenge e a South Beer Cup.

A mais premiada é a Forest Bacuri, que é feita de uma fruta amazônica cujo sabor lembra vagamente o da lichia. É uma fruit beer clara e leve que harmoniza com frutos do mar, queijo brie e carnes brancas.

Fábrica – Amazon Beer

Em agosto de 2014, a Forest Bacuri ganhou medalha de bronze no International Beer Challenge, em Londres. No mesmo evento, a Forest Pilsen foi medalha de ouro. À época, o beer sommelier e um dos sócios da Amazon Beer, Caio Guimarães, deu a seguinte declaração ao portal de notícias G1 Pará: “O prêmio é muito importante para nós, pois dá visibilidade para a marca. Mostra que, mesmo distante dos grandes centros de produção mundiais, conseguimos fazer cervejas de qualidade e com nível mundial“.

Foto: Facebook / Amazon Beer

No Brasil, a cervejaria paraense distribui seus produtos para onze estados nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. A marca também tem trabalhado para cruzar fronteiras. No final de 2014, a Amazon Beer fechou uma parceria com duas empresas inglesas para facilitar a logística de produção e distribuição na Europa. As cervejas são distribuídas para o Reino Unido, França, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Japão. Além disso, a cervejaria sempre participa de feiras e exposições no exterior.

Mas a melhor experiência de consumo da Amazon Beer é mesmo no brew pub de Belém onde a marca começou a construir sua história. Às margens da Baía de Guajará, o bar na Estação das Docas oferece um combo incrível para um fim de tarde. Pôr do sol, ventinho, beira de rio e cervejas incríveis. Nada mau, hein?

Foto: Facebook / Amazon Beer

Para coroar, a cozinha do bar é excelente! Ela tem desde os clássicos acompanhamentos de cervejas, como as linguiças alemãs, até uma variedade de petiscos com a assinatura da Amazônia, como pastéis de tacacá e unha de caranguejo. Aproveite também para experimentar os clássicos da culinária paraense, como o pato no tucupi e o delicioso peixe chamado filhote. Sempre vai haver algum prato para harmonizar com o seu estilo de cerveja favorito!”

Foto: Facebook / Amazon Beer

Amazon Beer

Endereço: Rua Boulevard Castilhos França, s/n, Estação das Docas, Belém-PA
Telefone: (91) 3212.5401
Site: www.amazonbeer.com.br
Fanpage: www.facebook.com/cervejariaamazonbeer

=====
* Leonardo Aquino é jornalista, mora no Recife, mas nasceu e viveu em Belém até 2011. Perdeu a conta de quantas vezes foi fazer um happy hour na Amazon Beer da Estação das Docas. Escreve sobre suas andanças turísticas e gastronômicas no blog Mochileza – www.mochileza.com

Larissa

Jornalista e beer sommelier brasileira morando em Madrid desde 2011.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Instagram
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.